terça-feira, 1 de novembro de 2011

Creatina - Metabolismo e Suplementação

Dentre os suplementos alimentares utilizados atualmente para obter-se melhores resultados em exercícios físicos, a creatina sem duvida é um dos mais populares, e está relacionada à uma melhora no desempenho de atividades intensas e de curta duração, que envolve respiração anaeróbica.


O ácido metil-guanidinoacético(creatina) é um composto formado pelos aminoácidos glicina, arginina(não essenciais) e metionina(essencial) e é produzido pelo corpo humano em condições normais no fígado. Sua maior parte é encontrada nos músculos na forma fosforilada creatina-fosfato. Sua quebra catalizada pela creatina-quinase permite a liberação do grupo fosfato, que será usado para sintetizar ATP, e creatinina, que será eliminada pela urina. Ao aumentar a sintese de ATP na contração muscular, é permitido uma produção energética a mais, além da fermentação láctica, que será menos intensa consequentemente evitando uma diminuição no ph do músculo. Lembrando que a respiração aeróbica é inviável devido à velocidade das vias metabólicas envolvidas.

A suplementação se baseia na idéia de que quanto mais creatina-fosfato disponível, mais ATPs poderão ser formados de forma rápida em uma contração muscular, possibilitando um melhor desempenho em provas de explosão ou levantamento de pesos. Nos alimentos, a creatina pode ser encontrada na carne, sendo cerca de 5g de creatina por kg de carne. Apesar das controversas, a maneira mais comum de se suplementar com creatina é passando por uma semana de saturação(10 a 20 g/dia) e daí em diante, a fase de manutenção (5g/dia), quantidades que dificilmente serão obtidas pela dieta.


Como todo suplemento alimentar, é crucial que sejam feitos exames médicos previamente. Pacientes com problemas renais devem evitar tal suplementação devido à maneira que a creatinina é excretada. A combinação imprudente de uma dieta hiperproteica e suplementação de creatina sem acompanhamento profissional pode sobrecarregar os rins, que fazem a filtração glomerular para retirar os compostos nitrogenados decorrentes da desaminação de aminoácidos. 

Referências Bibliográficas:

JEONG et al, 2000; KRISTENSEN et al, 1999; SCHIFFENBAUER et al, 1996; ARA et al, 1998 e MILLER et al, 1993

Rev Bras Med Esporte vol.14 no.1 Niterói Jan./Feb. 2008


Thiago Teixeira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário