quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA X RADICAIS LIVRES


Atualmente a estética e a saúde são bastante valorizadas e o estudo sobre elas se aprofunda cada vez mais.

Os Radicais livres são colaboradores essenciais dessa nova era e por isso são bastante importantes, são produzidos naturalmente no nosso organismo por processos metabólicos oxidativos, e utilizados, por exemplo, na ativação do sistema imunológico. São formados pela redução incompleta do oxigênio, eles geram espécies que apresentam uma alta reatividade para outras biomoléculas. Algumas doenças como o câncer, a aterosclerose e o diabetes podem estar relacionadas ao acumulo das consequências do estresse oxidativo.


A prática de Exercício físico muito intenso em função do incremento do oxigênio aumentará a síntese de radicais livres de oxigênio (RLO). Porém o treinamento físico é capaz de produzir adaptações capazes de diminuir os efeitos nocivos provocados pelos radicais livres.

Essas adaptações estão relacionadas com o sistema enzimático, que é feito por superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase, também esta relacionada o sistema não enzimático composto por ceruloplasmia, hormônios sexuais, coenzima Q, ácido úrico proteínas de choque térmico, dentre outros.

Tais adaptações irão promover um aumento na resistência tecidual de desafios oxidativos, como aqueles causados pelo exercício físico intensivo (alta intensidade e longa duração). Pois, geralmente, durante a avaliação de estresse oxidativo não se é capaz de detectar injúria em exercícios do tipo leve ou moderado (baixa intensidade e curta duração).

Sendo assim, estão sendo medidos esforços físicos realizados por um longo período de tempo ou até a exaustão do atleta para estudo de novos marcadores de lesão por ação dos radicais livres de oxigênio.

Os alimentos antioxidantes são formados por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais, eles bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres, pois como o exercício exaustivo pode leva a geração de radicais livres, que em excesso danificam as membranas celulares dos músculos causando dor muscular. O uso do antioxidante irá atuar na prevenção de danos ao tecido muscular tornando o treinamento mais eficaz.

Exemplos de alimentos antioxidantes: frutas cítricas, brócolis e pimenta, castanhas, feijão, óleos vegetais, abobora, mamão, batata doce, frutos do mar, dentre outros.


Referências Bibliográficas:

Luana Mondadori



Nenhum comentário:

Postar um comentário