sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diabetes e Exercício Físico


“O exercício físico é aceito como agente preventivo e terapêutico de diversas enfermidades. No tratamento de doenças cardiovasculares e crônicas, a atividade física tem sido apontada como principal medida não farmacológica, assumindo aspecto benéfico e protetor.” (http://www.efdeportes.com/efd93/diabetes.htm).

Tipo de diabetes:

Diabete Melito tipo 1 ocorre quando a pessoa possui pouca células β (células do pâncreas produtoras de insulina), sendo assim não são capazes de transportas insulina suficiente para a entrada da glicose no sangue e para as células do organismo. Quando a insulina é insuficiente após uma refeição contendo carboidratos a glicose tem a tendência de se acumular a níveis anormais no sangue, a hiperglicemia, e provocando alterações no organismo.

Já a diabetes do tipo 2 se caracteriza pela continua produção de insulina pelo pâncreas, porém as células adiposas e musculares não conseguem metabolizara glicose do sangue, esta doença é comum que a diabetes tipo 1 e ocorre com mais frequência em pessoas mais velhas, seu tratamento deve ser feito com exercícios diários, dieta e insulina. 

Mas por que o exercício físico é tão importante no tratamento e na prevenção dessa doença?

O que acontece é que no musculo esquelético, musculo cardíaco e tecido adiposo a glicose entra nas células com a ajuda de transportadores especializados, conhecidos como GLUT 4 que esta armazenado em pequenas vesículas dentro da células e se desloca para a para a membrana plasmática dependendo da quantidade da insulina. O exercício físico aumenta o numero de GLUt’s no músculo o que facilita a captação da glicose, auxiliando inclusive em quem possui diabetes. Estudos comprovam que a atividade física aumenta a massa muscular, diminui a resistência insulínica e melhora a captação muscular de glicose.

E os idosos?

A população está envelhecendo cada vez mais e a diabetes melito tipo 2 é a com maior incidência nessas pessoas. O diabetes está presente em 18% dos idosos e mais de 50% são maiores de 60 anos. Este tipo de diabetes ocorre mais nos idosos pelo fato deles apresentarem uma maior deposição da beta amilóide ( proteína que forma placas características do Mal de Alzheimer ) com uma diminuição da produção de insulina. Outra condição para que ocorra a diabetes são as mudanças corporais pelas quais passamos ao longo da vida como a diminuição da massa magra e o aumento da massa gorda e uma diminuição da atividade física levando a uma resistência insulínica. 

Portanto, a hiperglicemia crônica que ocorre quando o diabetes não esta sendo controlado pode diminuir a funcionalidade do idoso, afetando suas atividades diárias e diminuindo sua qualidade de vida.

Referências Bibliográficas:

Luana Mondadori

Nenhum comentário:

Postar um comentário