Nosso Projeto

O exercício físico é caracterizado como atividade realizada a partir de repetições sistemáticas de movimentos dirigidos, que têm como consequência o aumento do consumo de oxigênio proveniente do musculo gerando trabalho, promovendo a manutenção da “máquina humana” otimizando suas articulações e auxiliando em seu condicionamento.

O nosso projeto tem como objetivo esclarecer como a prática de exercício físico pode auxiliar no bem estar das pessoas em diversas fases da vida, desde a infância, passando pela adolescência, na fase adulta, velhice e na gestação visando a maior compreensão do assunto de forma simples e funcional para a sociedade. Contra indicações serão demonstradas através de estudos e pesquisas, desvendando certos mitos populares tão decorrentes na “boca do povo”.

Boa parte das pessoas, por exemplo, pensa que na gestação não se pode fazer esforço físico, isso mostra a falta de informação acerca do assunto, pois, muito pelo contrário, a atividade física na gravidez pode proporcionar melhoras significativas tanto para o bebê quanto para a mãe e a questão que define se benéfico ou não essa prática é o equilíbrio entre intensidade (leve e/ou moderada) e qualidade de execução do mesmo. E é exatamente isso que queremos proporcionar com o nosso blog:  difundir o conhecimento, abrangendo os mais diversos grupos de pessoas, promovendo melhorias na saúde a partir de dicas, curiosidades e alertas sobre o exercício físico.

Em um artigo sobre o nível de atividade física entre crianças e adolescentes elaborado pelo Centro de Estudo do Laboratório de Aptidão física de São Caetano do Sul teve como conclusão: “praticamente consenso que o nível social de atividade física de crianças e adolescentes é baixo no mundo inteiro, eles praticam apenas atividade física de intensidade leve, devendo ter pelo menos 30 minutos de atividade moderada diária para obter os benefícios físicos, psicológicos e sociais.” Mas o que se deve a essa conclusão?  É outro ponto que vamos  mostrar com nosso trabalho, avividade física na infância e na adolescência, para que as escolas, os pais e as próprias crianças saibam e entendam a importância de se fazer exercício.

Iremos fazer entrevistas com pessoas sedentárias, pessoas que praticam exercío físico de intensidades leve, moderada e pesada para mostrar  o diferencial na vida de quem pratica atividade física. Vamos também entrevistar um professor de Edicação Física formado pela UnB, Juventino Luciano, para mostrar o lado mais técnico desses diversas intensidades de exercício.

Identificamo-nos com este tema, pois sabemos que exercício físico e uma boa alimentação caminham juntos para uma melhor qualidade de vida e que essa parceria só pode ser feita quando temos conhecimento e discernimento do que estamos fazendo para uma vida mais saudável. Além do site, as dicas e curiosidades serão divulgadas em um twitter e o canal de comunicação com o público será feita a partir de um formspring (pois dessa forma as perguntas ficarão gravadas na página e servirão como um outro canal de informações). 

Esse tema tem como exigência um seminário e nele iremos tratar de forma mais técnica (já que o público é acadêmico), a parte bioquímica do funcionamento do corpo nos diversos níveis de exercício, desde o sedentarismo até o atletismo. 


inForma

Nenhum comentário:

Postar um comentário