segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Watch 'n' Ask!


1) Pergunta do grupo de CÂNCER:
"O exercício físico é benéfico para os diabéticos devido ao aumento da produção de GLUT muscular, porém ele também pode trazer benefícios através dos hormônios adrenalina e noradrenalina que atuam na produção de insulina, como foi mencionado pelo grupo. Como esses hormônios atuam na produção da insulina?"

Tanto a adrenalina quanto a noradrenalina dilatam as vias aéreas para facilitar a captação de O2. A adrenalina tem o efeito oposto à insulina, ela é liberada quando o nível de glicose está baixo, estimula a secreção de glucagon e inibe a secreção de insulina, reforçando seu efeito de mobilização de combustível e inibição do seu armazenamento. A presença da adrenalina na corrente sanguínea aciona mecanismos de mobilização dos triacilglicerídios para produção de açúcar.


2) Pergunta do grupo de RADICAIS LIVRES
"O exercício físico, por vezes, é exaltado pela mídia como benéfico à saúde. Entretanto, seu excesso pode resultar em malefícios ao organismo. Como o excesso de exercícios físicos está relacionado com o processo de envelhecimento celular e a bioquímica do câncer?"

A prática de exercício físico está diretamente ligada à produção de radicais livres, que são moléculas instáveis e reativas que levam ao envelhecimento e morte celular. Logo, quando a prática de exercícios físicos ocorrer em excesso, haverá um aumento no consumo de oxigênio desencadeando a liberação de radicais livres em excesso também. Esse excesso de radicais livres é chamado de estresse oxidativo. Os radicais livres atuam na célula alterando suas membranas e dando-lhe uma característica de célula velha, essa célula é eliminada pelo sistema imunológico. Porém, quando o número de células alteradas é muito grande e o sistema imune não é capaz de eliminá-las, devido a inativação de enzimas da membrana celular, essa células começarão a agir de maneira inadequada no organismo. O código genético dessas células também pode ser alterado, dessa forma, com a multiplicação delas ocorrerá o aparecimento de doenças como o câncer. 


3) Pergunta do grupo de HOMEOPATIA:
"Por que o hormônio GH tem sua atividade mais pronunciada durante o período do sono? Em nível celular e molecular, quais são os mecanismos envolvidos nesse controle? Tendo isso em vista, é melhor fazer pouco exercício e dormir mais do que fazer muito exercício e dormir pouco?"

Porquê a secreção desse hormônio é influenciado pelo jejum. Aliás a secreção do GH é influenciado de várias formas. A queda brusca de nos níveis plasmáticos de glicose ou ácidos graxos, por exemplo, aumenta a sua produção, enquanto uma dieta rica em carboidratos ou uma carga de glicose pura provoca uma redução nos níveis plasmáticos do hormônio do crescimento. Porém não podemos deixar de fazer o exercício e optar apenas pelo sono. O exercício traz muito mais benefícios do que apenas inibir a somatostatina (hormônio que inibe a produção do GH), ou seja, o ideal e ter um equilíbrio entre a atividade e uma boa noite de sono.

Referências Bibliográficas:

inForma

Nenhum comentário:

Postar um comentário