sábado, 5 de novembro de 2011

Fibra Muscular e sua Classificação


Existem tipos diferentes de fibras musculares, diferenciadas quanto ao metabolismo energético que elas fazem e a velocidade de contração.

Tipos de fibras musculares esqueléticas:
  • Tipo I : fibras vermelhas ou lentas oxidativas
Nas fibras tipo I predomina o metabolismo aeróbico, pois estão repletas de enzimas oxidativas (succinato desidrogenase, NAD desidrogenase, citocromo oxidase)

Apresentam cor vermelho-escuro devido à grande vascularização e presença de mioglobina, que permite boa oxigenação no tecido, além de bastante mitocôndria, onde ocorre a oxidação completa de glicose e a beta-oxidação(ácidos graxos).Possuem um calibre menor para facilitar a difusão do oxigênio até as mitocôndrias. Como o produção de ATP por processos aeróbicos é lenta, essas fibras contraem mais lentamente, porém apresentam mais resistência à fadiga, se encontrando principalmente em músculos cuja atividade é constante,por isso é mais viável que sejam predominantes as fibras com bastante resistência à fadiga. como os de sustentação à coluna vertebral.

  • Tipo II : fibras brancas ou rápidas
Predominam a via glicolítica, a regeneração do atp a partir da fosfocreatina e a fermentação láctica, ou seja, maneiras anaeróbicas de conseguir atp. Essas fibras serão ativadas quando for necessário uma contração rápida de explosão que as vias oxidativas não podem proporcionar. porém um rendimento baixo dos carboidratos e rápida fadiga.As enzimas predominantes são a fosfofrutoquinase, a creatinofosfoquinase e lactato desidrogenase. As fibras tipo II apresentam dois subgrupos.

  • Tipo IIa:
São fibras predominantemente anaeróbicas, mas que apresentam certa quantidade de enzimas oxidativas e mitocôndrias, resultando em uma fibra intermediária com alguma capacidade de resistência.

  • Tipo IIb: 
São fibras com fibras com o metabolismo quase exclusivamente anaeróbico. Praticamente destituídas de mioglobina, por isso exibem cor branca. Com poucas mitocôndrias, ou seja, metabolizam apenas glicose pois não fazem a beta-oxidação além de não fazerem ciclo de Krebs. causam um grande acúmulo de ácido láctico e H+ após o exercício. 

Referências Bibliográficas: 
Princípios de Bioquímica de Lehninger. David l. Nelson e Michael M. Cox. 5ª edição, ED. ARTMED
Bioquimica Basica - 2 Ed - Anita Marzzoco, Bayardo Baptista Torres
http://www.slideshare.net/israel.gyn/contrao-muscular-bioqumica
http://www.santafisio.com

Thiago Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário