quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Classificação dos Hormônios

Quando fazemos exercício físico a necessidade de energia aumenta e sempre procuramos supri-la. A ventilação e fluxo sanguíneo aumenta para a melhor oxigenação dos músculos e aumenta o consumo de glicose pelas células musculares. Há também maior absorção nos ductos dos rins para preservar a água corporal da melhor forma possível, para que o corpo possa suportar a dissipação de calor e manter a função cardiovascular.

Todas as funções do corpo são permanentemente controladas pelo sistema nervoso e os hormônios atuam como intermediários entre a resposta elaborada no sistema nervoso e a resposta efetuada pelos órgãos-alvo.

Os hormônios são reguladores fisiológicos que podem acelerar ou diminuir a velocidade das reações e funções biológicas e, assim como as enzimas, as atividades continuam sem eles, porém, não em uma velocidade compatível com o bom funcionamento do corpo.

Os hormônios não formam um grupo específico de compostos químicos, mas podemos classificá-los como:

  1. Hormônios Esteróides - derivados do colesterol
  2. Hormônios não-esteróides - que são derivados de vários grupos como por exemplo de aminoácios (como por exemplo a adrenalina e a noradrenalina) e peptídeos (como o ADH e a insulina)
Os hormônios atuam de uma maneira inter relacionada, podendo ser essa relação cooperativa ou antagônica. Como os hormônios são transportados por meio do sangue, todas as células estão expostas a todos os hormônios, porém apenas certos tecidos tem a capacidade de responder a determinados hormônios, os receptores hormonais: moléculas com estruturas específicas localizadas dentro da célula ou na membrana citoplasmática que permitem o reconhecimento de cada hormônio e a partir daí, iniciar uma resposta. A nível celular essas respostam podem ser: 
  1. Alteração da velocidade da síntese proteica; 
  2. Mudança da velocidade da atividade enzimática; 
  3. A modificação do transporte através da membrana citoplasmática; 
  4. Indução da atividade secretora (atividade essa que poder ser inclusive de secretar outros hormônios, uma relação de cooperação)
Os hormônios esteróides são lipossolúveis e por isso conseguem atravessar a membrana e seus receptores se encontram dentro das células. Já Os hormônios não-esteróides são hidrossolúveis e por isso não conseguem ultrapassar a membrana citoplasmática e os seus receptores se encontram na membrana. Sendo assim, os hormônios não-esteróides tem a resposta nuclear muito mais rápida.

O exercício físico serve para estimular a secreção de determinados hormônios e é fator inibitório para outros. 

Referências Bibliográficas:

Ítala Gabriela S. Negrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário