Também chamado de "somatropina", o GH leva o nome "humano" por ser um dos únicos hormônios que possui a estrutura molecular diferente daquelas sintetizados por outros animais.
Sua liberação é controlada por um hormônio do hipotálamo: GHRH (Growth hormone release hormone) e é secretado pela hipófise. Dentre suas principais funções estão:
- aumento da capitação de aminoácidos para a síntese protéica;
- Redução da quebra de proteínas;
- Acentuação da utilização de lipídios e diminuição da utilização de glicose para a obtenção de energia;
- Estimulação da reprodução celular (que é o crescimento tecidual);
- Estimulação do crescimento da cartilagem e do osso.
O GH estimula o fígado a secretar pequenas proteínas chamadas de "somatodinas" (ou fatores de crescimento semelhantes a insulina - Insulin like Growth factor) que atuam em conjunto com o GH aumentando seus efeitos.
Com o exercício a liberação de GH é estimulada por meio do estímulo a produção de proteínas que inibem a produção de "somatotastina" pelo fígado, um hormônio que reduz a liberação de GH. Por isso é recomentado a crianças que possuem nanisno a prática de exercício físico para ajudar na liberação do GH por meio da tentativa de inibição da "somastotatina".
Em idosos, ainda não se sabe o motivo (se é causa ou consequência da melhor idade), mas mesmo praticantes regulares de exercício físico, os níveis desse hormônio diminuem.
O GH e o sono:
A secreção do hormônio do crescimento é influenciado pelo jejum e por isso tem sua atividade mais pronunciada durante o período do sono. Aliás a secreção do GH é influenciado de várias formas. A queda brusca de nos níveis plasmáticos de glicose ou ácidos graxos, por exemplo, aumenta a sua produção, enquanto uma dieta rica em carboidratos ou uma carga de glicose pura provoca uma redução nos níveis plasmáticos do hormônio do crescimento. Porém não podemos deixar de fazer o exercício e optar apenas pelo sono. O exercício traz muito mais benefícios do que apenas inibir a somatostatina (hormônio que inibe a produção do GH), ou seja, o ideal e ter um equilíbrio entre a atividade e uma boa noite de sono.
Referências Bibliográficas:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?501
http://www.palavrademedico.kit.net/tema22.htm
http://www.projetodiretrizes.org.br/4_volume/02-Baixaesta.pdf
Referências Bibliográficas:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?501
http://www.palavrademedico.kit.net/tema22.htm
http://www.projetodiretrizes.org.br/4_volume/02-Baixaesta.pdf
Ítala Gabriela S. Negrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário