quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Exercícios na Gravidez

Cada vez mais o exercício físico está se tornando sinônimo de saúde. E a fase da vida em que a mulher mais necessita de estar com a saúde em dia é na gravidez.


Mas quais são os efeitos da prática de atividades físicas quando se está gravida? É seguro? Quais são os tipo de exercícios que podem ser feitos?

Essas são alguns frequentes questionamentos que as mulheres fazem sobre os exercícios quando descobrem que estão grávidas. Durante muito anos a atividade física foi fonte de mutos dilemas e tabus. Antigamente as grávidas eram aconselhadas a ficarem ao máximo em repouso absoluto, se tornando sedentárias. Porém atualmente, o exercício se tornou um grande aliado dessa fase tão importante. 

A prática regular de exercícios tende a trazer muitos benefícios para as grávidas, sendo feita, é claro, com acompanhamento de um obstetra. Varizes, inchaços, dores nas costas e nas pernas podem ser aliviadas com o exercício físico, além de ajudar a resistência cardiorespiratória e muscular, o que ajuda no parto, principalmente no normal. A pratica tonifica também os músculos mais afetados pela gestação (os músculos da pelve, do abdominais e os do lombo dorsal) fazendo com que a recuperação seja muita mais rápida. 

"Um estudo publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida."

Enfim, a prática de exercícios pode trazer muitos benefícios para a futura mamãe. Por isso a dica é sempre se orientar com o obstetra sobre a possibilidade de realizar atividades regulares e se informar sobre a adequação de cada exercício para cada fase da gestação.

Ítala Gabriela S. Negrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário