Essa famosa frase do poeto romano Juvenal, que quer dizer: mente sã num corpo são, expressa a importância da prática de exercícios físicos. Já sabemos que o exercício físico tem um papel imprescindível na saúde física, mas é importante ressaltar os benefícios que ele traz para a saúde mental.
Adultos que vivem, principalmente, nas cidades grandes têm sua saúde mental afetada pelas condições de trabalho, ritmo intenso, sobrecarga, aumento de horas extras,tensões, frustrações e por muitas outras condições a que são submetidos. O aumento da aptidão física reduz as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas e transtornos psiquiátricos, como a depressão. Muitos estudos comprovam que a prática de atividade física é um dos métodos mais eficientes para a proteção do sistema nervoso.
Uma substância que faz a conexão do exercício físico com o bem estar mental é a endorfina que é , uma substância natural produzida pelo cérebro, como uma resposta à atividade física. Essa substância traz uma sensação de bem estar e prazer para o corpo e além disso, ela controla o corpo nas reações às tensões.
Algumas pesquisas afirmam que, o efeito desse neurotransmissor pode ser sentido até duas horas após sua liberação. A endorfina é conhecida com o "analgésico natural", proporcionando assim, essa sensação de bem estar psicológico e diminuindo o estresse. A liberação dessa substância ocorre de acordo com a adaptação do corpo ao exercício, dependendo da sua intensidade e duração. E tanto os exercícios aeróbicos como os anaeróbicos provocam o aumento da concentração dela no sangue.
Os níveis de depressão em pessoas sedentárias é, consideravelmente, menor que em uma pessoa fisicamente ativa. Cuide do seu corpo, cuide da sua mente e sinta esse prazer!
Referências Bibliográficas:
Ana Lídia F. Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário