quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Leptina x Grelina

"O papel do exercício no controle de peso é geralmente associado com o efeito direto do déficit de energia durante a atividade física, que por sua vez cria um balanço energético negativo e leva à perda de peso. No entanto, é possível que o exercício físico possa influenciar a massa corporal indiretamente, exercendo alguma influência sobre a regulação do apetite (KING, NA et al, 2009)."

Neste post iremos falar um pouquinho sobre a Leptina e a Grelina, dois hormônios conhecidos por atuarem no controle do apetite, e como o exercício físico pode estimula-los ou inibi-los.


Leptina:
  • Esse hormônio age no hipotálamo inibindo o consumo alimentar fazendo que, em longo prazo, seja estimulado o gasto energético.
  • A leptina regula também a função neuroendócrina e o metabolismo de glicose e de gorduras e por isso, é responsável pela sensação de saciedade.
  • Estudos feitos por Olive e Miller (2001), mostram que o exercício físico prolongado e de intensidade moderada, diminuem os níveis plasmáticos desse hormônio 48h após a atividade. 
  • Tais estudos mostram também que atividades de curta duração e de máxima intensidade não afetam nos níveis plasmáticos desse hormônio.
  • Em obesos o sistema nervoso central possui um menor número de de receptores a esse hormônio, ou seja, há uma maior resistência a Leptina e menor sensação de saciedade.

Grelina:

  • Esse hormônio também atua no hipotálamo e, ao contrário da Leptina, a Grelina é um hormônio estimulador do apetite.
  • Outra função muito importante desse hormônio é de estimulador do GH (hormônio do crescimento). 
  • É relativamente novo, ou seja, não há tantos estudos diferentemente da Leptina.
  • Porém os poucos estudam mostram que o exercício físico pouco promove alterações nos níveis desse hormônio no corpo (MOTA, GR; ZANESCO, A, 2007). 

O exercício físico então não atua diretamente nesses hormônios, mas sim, age de forma de indireta por meio do déficit de energia durante a atividade e a partir daí, há atuação hormonal para controlar esse déficit. O que gera uma alteração direta são os receptores, que no caso dos obesos por exemplo, não são suficientes para gerar uma sensação de saciedade.


Referências Bibliográficas:
Artigo: Leptina, Grelina e Exercício Físico. GUSTAVO R. DA MOTA E ANGELINA ZANESCO.

Ítala Gabriela S. Negrini

5 comentários:

  1. Olá, me explique uma coisa. Se a leptina é o hormônio da saciedade ela mão deveria estar diminuída em obesos? Você falou que o exercício reduz a liberação de leptina, então se fazemos exercícios vamos diminuir o hormônio que dá saciedade, certo? Consequentemente teremos mais vontade de comer e não acabaremos engordando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obesos tem maior secreção de lepitina porém os receptores dela acabam diminuindo(Dow Regulacion)

      Excluir
  2. Em obesos o sistema nervoso central possui um menor número de de receptores a esse hormônio, ou seja, há uma maior resistência a Leptina e menor sensação de saciedade.

    ResponderExcluir
  3. Em obesos o sistema nervoso central possui um menor número de de receptores a esse hormônio, ou seja, há uma maior resistência a Leptina e menor sensação de saciedade.

    ResponderExcluir
  4. obesos poderiam tomar doses extras deste hormônio, p aumentar a saciedade ?

    ResponderExcluir